Ideias filósoficas
As crenças de Sócrates em comparação às de Platão são difícieis de discernir. Há poucas diferenças entre as duas ideias filósoficas. Consequentemente, diferenciar as crenças filósoficas de sócrates, Platão e Xenofontes é uma tarefa difícil e deve se sempre lembrar que o que é atribuido a sócrates pode refletir no pensamento dos outros autores
Se algo pode ser dito sobre as ideias de s´crates é que ele foi moralmente, intelectualmente e filósoficamente diferentes de seus contemporânios ateniense. Quando estava sendo julgado por heresia e por corromper a juventude usou seu método de elenchos para demonstrar as crenças errônias de seus julgadores. Sócrates acreditava na imortalidade da alma e que teria recebido, em um certo momento de sua vida uma missão especial do deus Apolo Apologia a defesa do logos apolíneo "Conhece-te a ti mesmo"
Sócrates também duvidava da ideia sofista de que arete ( virtude ) podia ser ensinada. Acreditava que a exelência moral é uma questão de inspiração e não de parentesco, pois pais moralmente perfeitos não tinham filhos semelhantes a eles. isso talves tenha sido a causo de não ter se importado muito com o futuro de seus filhos. Sócrates frequentemente diz que suas ideias não são próprias, mas de seus mestres entre eles Prádico e Anaxágoras de Clazomenas.
Conhecimento
Sócrates sempre dizia que sua sabedoria era limitada à sua sua própria ignorância ( só sei que nada sei ). Ele acreditava que os atos errados eram consequência da própria ignorância. Nunca proclamou ser sábio. a intenção de Sócrates era levar as pessoas a se sentirem ignorântes de tanto perguntar, problematização sobre conseitos que as pessoas tinham dogmas verdades. De tanto questionar principalmente os sábios, começou a arrebanhar inimigos.
Virtude
Sócrates acreditava que o melhor modo para as pessoas viverem era se consentrando no próprio desenvolvimento ao invés de buscar riqueza matérial. Convidava outros a se consentrarem na amizade e em um sentido de comunidade, pois acreditava que esse era o melhor modo de se crescer como uma população. Suas ações sõ provas disso : ao fim de sua vida aceitou sua sentença de morte quando todos acreditavam que fugiria de Atenas pois acreditava que os seres humanos possuíam certas virtudes, tanto filósoficas quanto intelectuais. Dizia que a virtude era a mais importante de todas as coisas. (.......)
Nenhum comentário:
Postar um comentário